Magnetismo animal,também chamado de Mesmerismo é o estado ou o resultado de alguém, obtido ao ser mesmerizado (ou magnetizado), com um dos significados acima listados. seria, segundo o seu descobridor, Franz Anton Mesmer, um estado particular de vibração (ou tom de movimento, em suas palavras) do fluido universal.

“Nem a luz, nem o fogo, nem a eletricidade, nem o magnetismo e nem o som são substâncias, mas sim efeitos do movimento nas diversas séries do fluido universal“, definiu Mesmer.

O Magnetismo animal, Medicina Magnética ou Magnetismo Curativo, seria a faculdade que o magnetizador teria em transformar; o Fluido cósmico universal em fluido magnético e este por sua vez entrando nas nádis em fluido vital.

Constituído por uma doutrina magnética, o Mesmerismo, onde seu conjunto de aforismos cria condições para práticas terapêuticas. Este se desenvolveu no final do século XVIII e teve seu período áureo até o fim do século XIX. Foi relatado como um dos primeiros movimentos em larga escala a trazer atenção para o desenvolvimento do mundo acadêmico ocidental para os fenômenos paranormais.

Magnetismo animal e o Espiritismo

“Oespiritismoliga-se ao magnetismo animal por laços íntimos, considerando-se que essas duas ciências são solidárias entre si. Os espíritos sempre preconizaram o magnetismo, quer como meio de cura, quer como causa primeira de uma porção de coisas; defendem a sua causa e vêm prestar-lhe apoio contra os seus inimigos.

Os fenômenos espíritas têm aberto os olhos de muitas pessoas, que, ao mesmo tempo aderem ao magnetismo. Tudo prova, no rápido desenvolvimento do Espiritismo, que logo ele terá direito de cidadania. Enquanto espera, aplaude com todas as suas forças a posição que acaba de conquistar o Magnetismo, como um sinal incontestável do progresso das idéias.” – Revue spirite: journal d’études psychologiques, 1858, pág. 421 — Allan Kardec

 

No século seguinte a Mesmer, os espíritos iriam falarmos sobre o “fluido universal” e os espíritas a tratariam como um conceito fundamental da Doutrina Espírita. Kardec considerava o magnetismo animal e Espiritismo como ciências irmãs, e que seria impossível compreender uma sem conhecer a outra.

Os médicos homeopatas da época de Kardec, grande parte deles espíritas, faziam uso do tratamento de passes do Magnetismo Animal. As três ciências: Espiritismo, Magnetismo Animal e Homeopatia por afinidade, se uniram e compartilharam seus fundamentos.

“O Magnetismo preparou o caminho do Espiritismo, e o rápido progresso desta última doutrina se deve, incontestavelmente, à vulgarização das idéias sobre a primeira. Dos fenômenos magnéticos, do sonambulismo e do êxtase às manifestações espíritas não há mais que um passo; tal é a sua conexão que, por assim dizer, torna-se impossível falar de um sem falar do outro.

Se tivéssemos que ficar fora da ciência magnética, nosso quadro seria incompleto e poderíamos ser comparados a um professor de física que se abstivesse de falar da luz. Todavia, como entre nós o magnetismo já possui órgãos especiais justamente acreditados, seria supérfluo insistirmos sobre um assunto que é tratado com tanta superioridade de talento e de experiência; a ele, pois, não nos referiremos senão acessoriamente, mas de maneira suficiente para mostrar as relações íntimas entre essas duas ciências que, a bem da verdade, não passam de uma.” – Revue spirite: journal d’études psychologiques, 1858, pág. 149 — Allan Kardec

Magnetismo animal e o Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo

Já conhece o Espiritismo.tv?

O Espiristimo.tv é uma Plataforma de Vídeos e Palestras Espiritas, aqui você encontra, Músicas, Filmes, Séries de Estudos, e muito mais sobre Espiritismo!