Léon Denis foi um filósofo espírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion.

Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas.

Léon Denis

Com efeito, como poder-se-ia vencer o mal, o erro, a injustiça no mundo se não se começar a vencê-la em cada ser em particular?

Léon Denis foi o grande continuador dos trabalhos espíritas iniciados por Allan Kardec.

Quem foi Léon Denis?

Autodidata, tendo mostrado inclinações literárias e filosóficas, aos 18 anos travou contato com O Livro dos Espíritos e tornou-se adepto da Doutrina Espírita. Desempenhou importante papel na sua divulgação, enfrentando as críticas do positivismo materialista, do ateísmo e a reação do Catolicismo. Foi ainda membro atuante da Maçonaria.[2]

Em 1900 participou do II Congresso Espírita Internacional. Participou ainda do Congresso Espírita de Liège (1905) e Bruxelas(1910), ambos na (Bélgica).

A partir de 1910 a sua visão começou a diminuir, mas isso não impediu que prosseguisse no trabalho de defesa da existência e sobrevivência da alma. Logo depois da Primeira Guerra Mundial, aprendeu a linguagem Braille.

Em 1925 foi aclamado presidente do Congresso Espírita Internacional (Paris), no qual foi formada a Federação Espírita Internacional. Neste congresso quiseram tirar o aspecto religioso do Espiritismo mas Denis se opôs a isso com tenacidade, apesar da acentuada velhice.

Denis trabalhava em seu novo livro O Gênio Celta e o Mundo Invisível quando foi acometido pela pneumonia, e com a ajuda de duas secretárias, conseguiu concluir a obra. Morreu às 21 hs da noite de 12 de abril de 1927, terça-feira, em sua casa.

Recorda-te de que a vida é curta; esforça-te, pois, por conquistar, enquanto o podes, aquilo que vieste aqui realizar: o verdadeiro aperfeiçoamento. Possa teu espírito partir desta Terra mais puro do que quando nela entrou!

Recorda-te de que a vida é curta; esforça-te, pois, por conquistar, enquanto o podes, aquilo que vieste aqui realizar: o verdadeiro aperfeiçoamento. Possa teu espírito partir desta Terra mais puro do que quando nela entrou! Pensa que a Terra é um campo de batalha, onde a matéria e os sentidos assediam continuamente a alma; corrige teus defeitos, modifica teu caráter, reforça a tua vontade; eleva-te pelo pensamento, acima das vulgaridades da Terra e contempla o espetáculo luminoso do céu.

A sua grande produção na literatura espírita, bem como o seu caráter afável e abnegado, valeram-lhe a alcunha de Apóstolo do Espiritismo.

Ao longo de sua vida manteve estreita ligação com a Federação Espírita Brasileira, tendo sido aprovada por unanimidade a sua indicação para sócio distinto e Presidente honorário da instituição (1901)

Em seu notável livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor, destacou, no Capítulo 1, que, durante a elaboração de sua obra espírita, adotou os mesmos métodos empregados por Allan Kardec.

Léon Denis corroborou, em todos os sentidos, com os ensinamentos que Allan Kardec obteve dos espíritos acerca do perispírito.

A contribuição de Denis estendeu-se na abordagem e estudo de assuntos históricos, fornecendo importantes detalhes sobre as origens celtas da França, bem como do dramático episódio do martírio de Joana D’Arc, a grande médium francesa, além de tecer importantes considerações sobre as origens do Cristianismo e o seu processo evolutivo através dos tempos.

Dentre as suas múltiplas ocupações, foi presidente de honra da União Espírita Francesa, membro honorário da Federação Espírita Internacional, presidente do Congresso Espírita Internacional, realizado em Paris no ano de 1925.

Teve também oportunidade de dirigir, durante largos anos, um grupo experimental de Espiritismo, na cidade francesa de Tours.

Principais obras de León Denis

  • Cristianismo e Espiritismo (FEB)
  • Depois da Morte (FEB)
  • Espíritos e Médiuns (CELD)
  • Joana D’Arc, Médium (FEB)
  • No Invisível (FEB)
  • O Além e a Sobrevivência do Ser (FEB)
  • O Espiritismo e o Clero Católico (CELD)
  • O Espiritismo na Arte (Lachâtre)
  • O Gênio Céltico e o Mundo Invisível (CELD)
  • O Grande Enigma (FEB)
  • O Mundo Invisível e a Guerra (CELD)
  • O Porquê da Vida (FEB)
  • O Problema do Ser, do Destino e da Dor (FEB)
  • O Progresso (CELD)
  • Provas Experimentais da Sobrevivência
  • Socialismo e Espiritismo (O Clarim)

Léon Denis e o Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo

Já conhece o Espiritismo.tv?

O Espiristimo.tv é uma Plataforma de Vídeos e Palestras Espiritas, aqui você encontra, Músicas, Filmes, Séries de Estudos, e muito mais sobre Espiritismo!