O Evangelho Segundo Marcos é o segundo livro do Novo Testamento.

Sendo o evangelho mais curto da Bíblia cristã, com apenas 16 capítulos, ele conta a historia de Jesus de Nazaré. É considerado pelos eruditos um dos três evangelhos sinópticos.

De acordo com a tradição, Marcos foi pensado para ser um epítome, o que representaria sua atual posição na Bíblia, como um resumo de Mateus e Lucas.

Quem era o evangelista Marcos?

Marcos, o autor do segundo Evangelho apresentado no Novo Testamento, era primo de Barnabé (Cl 4:10) e um amigo muito próximo de Pedro. É citado também pelo nome João Marcos – João, também chamado Marcos (At 12:12, 25; 15:37,39).

Os pais da igreja primitiva concordam, de forma unânime, que Marcos foi quem escreveu o Evangelho que leva o seu nome – segundo Papias, bispo de Hierápolis, escrevendo no ano 140 d.C., “Marcos, tendo se tornado intérprete de Pedro, escreveu com precisão tudo de que se lembrou”; outrossim: Justino Mártir, por volta do ano 150 d.C., refere-se ao Evangelho que Marcos escreveu como sendo as “memórias de Pedro”.

O Evangelho Segundo Marcos

Marcos, em seu Evangelho, foca mais os feitos de Jesus que, efetivamente, os seus ensinos. Para Marcos, Jesus é o servo sofredor de Deus (10:45). Ele omite os longos sermões encontrados nos outros Evangelhos.

Marcos também dá um grande destaque à humanidade de Jesus, enfatizando as suas emoções (1:41; 3:5; 6:34; 8:12; 9:36).

O Evangelho segundo Marcos é o segundo texto que compõe o conjunto de 27 escritos que formam o Novo Testamento. A sua antiguidade e características distintivas fazem deste um dos mais interessantes escritos da Boa Nova, cuja compreensão passa, necessariamente, por um entendimento das circunstâncias que cercaram o seu surgimento, seu autor e destinatários.

Quase todos os estudiosos da atualidade consideram que a compilação deste Evangelho é a mais antiga. Aqui, contudo, vale lembrar que compilação e redação são processos distintos.

O que nos conta Emmanuel sobre Marcos?

Mesmo sendo considerado o antigo, ele é certamente herdeiro de fontes orais e ou escritas, que foram integradas no texto que chegou aos nossos dias.

O autor não pode ser identificado pelo próprio texto, ao contrário de outros escritos do Novo Testamento.

Em momento algum encontramos um autor que se auto identifica, e já no primeiro versículo a afirmação de que este é o “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo” denota a intenção de quem o redigiu em manter-se oculto.

O Evangelho é de Jesus e é a sua ação e ensino que devem ser lembrados. A autoria atribuída a Marcos é estabelecida pelos títulos de manuscritos antigos, onde se encontra KATA MAPKON (kata Marcon – literalmente segundo ou de acordo com Marcos) e EDITION KATA MAPKON (euangélion kata Marcon – evangelho segundo ou de acordo com Marcos). Sabemos, contudo, que esses títulos foram atribuídos pelos copistas, baseando-se mais em tradições do que em evidências internas do próprio texto.

As mais das antigas tradições primeiras comunidades cristãs apontam Marcos como sendo um companheiro de Pedro. Papias identifica Marcos como intérprete ou tradutor de Pedro e Clemente de Alexandria acrescenta que, estando em Roma, Marcos teria escrito o que tinha ouvido e aprendido de Pedro, a pedido daqueles que ouviram as preleções do pescador de Cafarnaum na capital do império.

Esse estreito relacionamento pressuposto, entre o ensino de Pedro e o conteúdo do segundo Evangelho, como às vezes é chamado Evangelho segundo Marcos, fez com que alguns no passado, como Tertuliano, tratassem esse texto também como o Evangelho de Pedro.

Marcos não fez parte dos doze apóstolos e, portanto, teria que necessariamente colher as informações em fontes que não a sua própria convivência com Jesus. Alguns, como F. Barth, sugerem que Marcos possa ser o jovem que “fugiu nu” (Marcos 14:51 e seguintes), quando da prisão de Jesus. Os argumentos nesse sentido, contudo, são hipotéticos e derivam mais da tentativa de explicar um relato tão peculiar como esse do que por evidências que sustentam essa hipótese.

O Evangelho Segundo Marcos e o Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo

Já conhece o Espiritismo.tv?

O Espiristimo.tv é uma Plataforma de Vídeos e Palestras Espiritas, aqui você encontra, Músicas, Filmes, Séries de Estudos, e muito mais sobre Espiritismo!