Espiritualismo

Espiritualismo 1
Espiritualismo
substantivo masculino
  1. 1FILOSOFIA
    doutrina que consiste na afirmação da existência ou realidade substancial do espírito, e de sua autonomia, diferença e preponderância em relação à matéria.

O Espiritualismo é uma denominação comum a várias doutrinas filosóficas e/ou religiosas, e tem como fundamento básico a afirmação da existência do espírito (ou alma) como elemento primordial da realidade, bem como sua autonomia, independência e primazia sobre a matéria. É o contrário de materialismo, que só admite a existência da matéria.

Espiritualismo versus Espiritismo

Esta expressão é normalmente utilizada em oposição ao materialismo, que engloba os que acreditam tão somente na matéria.

É uma corrente filosófica que crê em Deus e na alma, na imortalidade do ser, nos princípios morais e espirituais. Não se deve, porém, confundir Espiritualismo com Espiritismo, erro muito comum.

Todas as religiões que admitem a existência de Deus e da alma podem ser chamadas de espiritualistas mas nem todos os seguidores do Espiritualismo acreditam em espíritos, ou na comunicação entre estes e os homens encarnados, crença que define os espíritas, que adotam o Espiritismo.

Allan Kardec, criador da Doutrina Espírita, intuiu esta confusão linguística, pois evitou o termo ‘espiritualismo’ para conceituar a nascente corrente filosófica que ele contribuiu para divulgar em nosso planeta.

Assim, ele preferiu as expressões ‘espírita’ e ‘Espiritismo’ para diferenciar esta nova religião, expressando desde o próprio nome a essência de sua crença nos espíritos.

No livro “Materialismo e Espiritismo” temos o seguinte trecho:

crença na existência de uma alma espiritual, imaterial, que conserva sua individualidade após a morte, abstração feita da crença nos Espíritos. É o oposto ao materialismo. Quem quer que acredite que em nós nem tudo é matéria é espiritualista; mas não se segue por isso que admita a doutrina dos Espíritos. Todo espiritista é necessariamente espiritualista; mas é possível ser-se espiritualista sem ser espírita.

O materialista não é uma coisa nem outra. Como são duas idéias essencialmente distintas, tornava-se necessário as distinguir por palavras diferentes, a fim de evitar qualquer equívoco. Mesmo para aqueles que consideram o Espiritismo como uma coisa quimérica, ainda é necessário designá-lo por um nome especial: isto tanto se faz preciso para as idéias falsas quanto para as verdadeiras, a fim de que nos possamos entender. 

Espiritualismo versus Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo