Espírito

O Espírito é o centro da vontade e a fonte geradora de todos os comandos que chegam ao perispírito sob as formas mais diversificadas possíveis.

O Espírito é o centro da vontade e a fonte geradora de todos os comandos que chegam ao perispírito sob as formas mais diversificadas possíveis. Segundo Jorge Andréa dos Santos, é no, é no espírito que se encontra o inconsciente puro, o inconsciente passado e o inconsciente atual. Essas zonas do Espírito são capazes de regular os eventos psíquicos e influenciar toda a teia de relações do indivíduo.

Pitágoras (570 a 500 a.c) já afirmava que “a alma é a verdadeira substância distinta do corpo, ao qual pré-existe e no qual se encarna”. O pai da filosofia estava adiante de seu tempo, pois já separava a alma do corpo e admitia a imortalidade da alma e a reencarnação. Sócrates (469 a 399 a.c.) dizia que o Espirito é a causa da vida no corpo; desde que esse princípio animador o abandone, o corpo perece e morre. 

Hernani Guimarães de Andrade (1913-1930) definiu o Espírito como um arquétipo tetradimensional histórico e auto-organizado. Possui, portanto, o arquivo completo de sua evolução história e atinge, por seus próprios meios, estágios mais avançados, armazenando experiências pregressas e delas se valendo para evoluir progressivamente.

Vejamos o ponto de vista do Espiritismo a respeito desse tema:

  • O Espírito é o resultado do aperfeiçoamento da energética espiritual ou princípio inteligente, a qual veio experienciando através dos reinos da natureza até a sua completa individualização, recebendo então o nome de ESPÍRITO. E, portanto, imortal e possui natureza extrafísica.
  • Todos os Espíritos foram criados simples e ignorantes, portanto sem a discriminação de uns criados já santos e outros imperfeitos
  • Como foram criados simples e ignorantes, todos os Espíritos são educáveis para a perfectibilidade.
  • Os Espíritos são constituídos de “matéria quintessenciada” (é um tipo de “energia de grande pureza e sutilidade)
  • Sua coloração varia do escuro ao brilhante, conforme seu grau de evolução.
  • Liga-se à matéria por intermédio de seu corpo semimaterial ou perispírito. Como se liga à matéria uma vez, poderá ligar-se várias vezes (reencarnações)

A visão espírita alarga, portanto, os horizontes acerca deste importante tema.

https://www.espiritismo.tv/?post_type=post&p=105876

https://www.espiritismo.tv/feego/conhece-te-para-educar-suas-emocoes/

https://www.espiritismo.tv/ceu-congresso-espirita-de-uberlandia/1o-ceu/vida-instrumento-de-evolucao-do-espirito/