Associação Médico-Espírita do Brasil

Associação Médico-Espírita do Brasil

AME-Brasil, a Associação Médico-Espírita do Brasil é uma associação formada por médicos espíritas do Brasil em 1995.

Os representantes das associações médico-espíritas das unidades federativas, reunidos no 3º Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita de São Paulo (MEDNESP-95), realizado durante os dias 15 e 17 de junho de 1995, no Centro de Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo, resolveram fundar a Associação Médico-Espírita do Brasil – AME-Brasil, com a finalidade de desenvolver e aplicar as propostas do Espiritismo no campo da saúde.

A Finalidade da AME – Brasil

A associação tem como finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da filosofia, da religião e da Ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la através da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção.

Em sua carta de fundação afirma que o médico espírita tem compromisso no campo de pesquisa e educacional, quer nos seus aspectos teóricos, quer na praxis.

Também é sua função congregar AMEs estaduais, regionais, municipais, auxiliando em sua atuação, de modo a difundir o movimento médico-espírita nos Estados e colaborar com instituições educacionais, assistenciais e órgãos em geral.

A AME-Brasil deve ainda difundir e preservar o movimento médico-espírita junto a outras classes profissionais liberais e ao público em geral e promover eventos culturais e científicos que levem ao desenvolvimento de seu trabalho.