Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

Associação Médico Espírita de Minas Gerais

A Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg) foi fundada em 1986, no Hospital Espírita André Luiz e tem como objetivo integrar profissionais da área da saúde no estudo e prática da aliança entre saúde e espiritualidade, consoante os ensinos da Doutrina Espírita.

A AMEMG oferece a comprovação, por meio de pesquisas e serviços, da importância da realidade espiritual para a saúde integral, tendo como base:

  1. A integração da ciência e do espiritismo;
  2. A pesquisa científica e a promoção do conhecimento;
  3. O atendimento à comunidade.

O Trabalho da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

A associação tem vários grupos de trabalho e acolhimento que visam trabalhar com a comunidade médica e o público em geral. Abaixo, alguns exemplos:

Grupo de Acolhimento a Acadêmicos e Profissionais da Saúde que é aberto a acadêmicos e profissionais da área da saúde e seguem uma programação anual com temas da ciência espírita visando à formação básica para ingresso em outros grupos da AMEMG.

A Reunião de Tratamento Espiritual com evangelho terapia e aplicação de passes magnéticos, humano-espirituais, e é aberta ao público em geral.

Grupo de Estudos de Espiritismo, Psicologia e Oncologia (GEEPSICON) com reuniões semanais de estudo e atendimento a pacientes com o propósito de aprofundar os estudos dessa patologia conjugando conhecimentos da ciência tradicional aos conhecimentos espíritas e o trabalho prático junto ao paciente de câncer e familiares.

Grupo de Estudos de Espiritismo e Psiquiatria (GEEP) de estudo e atendimento a pacientes com Transtornos Mentais variáveis.

Grupo de Estudos de Espiritismo e Medicina (GEEM-II) de estudo e atendimento à vida por chegar. Iniciou trabalhando com gestantes e acolhendo o processo reencarnatório, atividade já encerrada e, hoje, se preparam para trabalhar com casais inférteis.

Diretoria da AMEMG

1ª diretoria: 1995-1997

  • Presidente: Dra. Marlene Rossi Severino Nobre
  • Vice-presidente: Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza
  • Secretário: Dr. José Eldon de Alencar
  • Tesoureiro: Dr. José Nilson Nunes Freire

Diretoria atual: 2017-2019

  • Presidente: Dr. Gilson Luís Roberto
  • Vice-presidente: Dr. Roberto Lucio Vieira de Souza
  • 1° Secretário: Dr. Jorge Cecílio Daher Jr
  • 2° Secretário: Carlos Roberto Oliveira
  • 1° Tesoureira: Dra. Márcia Regina Colasante Salgado
  • 2° Tesoureiro: Dr. Paulo Rogério Aguiar

Atualmente, a AME-Brasil conta com os departamentos de Solidariedade Humana, Acadêmico, Assistência Espírita, Comunicação, Cuidados Paliativos, Editorial, Bioética Espírita, Saúde Mental e Ensino.

A Associação Médico-Espírita de Minas Gerais fica na Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1162 em Nova Granada, Belo Horizonte – MG