André Luiz (espírito)

André Luiz é o nome atribuído pelo médium brasileiro Francisco Cândido Xavier a um dos espíritos mais frequentes em sua obra.

O espírito de André Luiz se apresentou a Chico Xavier informando que escreveriam juntos alguns livros juntos, quando perguntado por Chico qual seria o nome que assinaria as obras, então ouviu o nome de seu meio-irmão, que dormia ao lado naquele momento: André Luiz.

Quem foi André Luiz?

Acerca da verdadeira identidade em vida da entidade espiritual, e sem esquecer que vários pormenores nas obras de André Luiz foram preventivamente alterados, existem várias teorias entre o movimento espírita brasileiro.

Nos vários livros que psicografou, Chico deixou algumas pistas de quem teria sido André Luiz quando encarnado.

Em Nosso Lar, Chico Xavier afirma que André Luiz teria sido um médico sanitarista muito conhecido no Rio de Janeiro do início do século 20.

André Luiz seria Oswaldo Cruz?

Um dos nomes mais especulados é o de Oswaldo Cruz: cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil, estudou doenças tropicais, como febre amarela e varíola, e ajudou a combater epidemias no Rio de Janeiro.

André Luiz seria Carlos Chagas?

A segunda hipótese é Carlos Chagas, biólogo, médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Ficou conhecido internacionalmente pela descoberta da doença de Chagas. Ele era amigo de Oswaldo Cruz e morreu em 1934.

A hipótese de que André seria Carlos Chagas é sustentada, inclusive, por Waldo Vieira.